domingo, 5 de agosto de 2012

Palestra Jum Nakao

     Oi Mademoiselles, na sexta participei de uma palestra que aconteceu no Palácio das Esmeraldas que teve Jum Nakao como palestrante no Lançamento do Go Fashion.


     Eu já conhecia um pouco da historia do Jum Nakao, pois semestre passado a historia dele fez parte de umas das matérias estudas na faculdade. Então já fui para palestra esperando muito e com a cabeça bem aberta para poder absorver tudo que ele tinha para nos passar. A palestra foi maravilhosa, ele realmente é o Gênio que eu sempre imaginei, e além de tudo ele é muito humano, e como todos nos, uma sonhador.
     Depois da Palestra teve um coquetel, nesse coquetel eu tive a oportunidade de tirar uma foto com ele e conversa um pouco, e claro parabenizar ele por todo o trabalho e pela palestra.
     Como a bolsa que eu tava era pequena e não coube minha câmera tirei apenas essas fotos com meu celular, por isso elas não ficaram tão boas.




Camisa: Done Fashion (loja la do Rio de Janeiro em Ipanema)
Short: Renner
Bolsa: Zara
Cinto Due Contemporânea
Sandália: Loja da minha Tia (Itatiba-SP)


    Como não sei se todas vocês conhecem o Jum Nakao, foi explicar o que ele é com alguns videos e textos.
     Esse vídeo é o do ultimo desfile dele, que ocorreu em 2004 no SPFW. Chamado "A Costura do Invisível".


    Além do video, nossa professora passou um capitulo do livro que o Jum Nakao escreveu sobre este desfile.


     No google livros você tem acesso a algumas partes do livro, o capitulo que ela mostrou foi o " Cartografia do Invisível  que explica o porque da coleção de papel e o poque dela ter sido destruída no final. Ele conta no livro o porque da escolha de uma coleção de papel.

 " Papel: Lugar do esboço, das anotações é parte do processo criativo, matéria frágil, transitória e sensível à ação do tempo. Uma obra branca, inacabada, vazia, apta a ser  impregnada de significados, de poesia, da leveza necessária para obra fluir." Jum Nakao.

     No dia seguinte do desfile Jum Nakao falou com um site sobre tudo. Não achei a entrevista na internet, que se chama Jum Nakao: "Eu criei o mito quando destruí" Por Francesca Sperb, mas caso alguém tenha interesse em ler é só mandar um email que eu envio a entrevista para vocês. A entrevista inteira é bem interessante mas teve uma parte que me chamou muita atenção.

"SPFW: Muitas pessoas estão se questionando, querendo saber se foi uma manifestação ou alguma insatisfação com a moda..
Jum Nakao: Foi uma declaração de amor à moda. Eu gostaria muito de ser convidado para um espetáculo que me emocionasse. Acho que a falta que eu sinto disso é que me fez oferecer isso às pessoas.
SPFW: E houve quem questionou se o SPFW seria um local adequado...
Jum Nakao: É aqui que as pessoas trabalham e torno da imagem, do desejo. E eu quis mostrar, motivar e mover quem cria, para que não se prendam ás roupas. Moda pode ser muito mais.
SPFW:  Para você, qual foi o auge da apresentação?
Jum Nakao: Para mim, cada reação das pessoas é importante. A faxineira do SPFW veio me parabenizar e foi o máximo. Procurei a diversidade do olhar e despertar o pensar. O ápice foi aquele mar de gente, no final, querendo recuperar uma parte. E as parte nunca mais serão um todo."

E é com essa frase "E as parte nunca mais serão um todo." que ele finalizou a entrevista e deixou MUITAS pessoas com desejo que todas aquelas partes que foram destruídas voltasse a ser um todo, porém isso só ficou no imaginário e no desejos das pessoas.

Além dessa entrevista que ele deu em 2004 sobre o desfile, ele deu uma para o " TudoAV" que ele deu em 2009.




     Espero que vocês tenham gostado do post, e de conhecer um pouco mais sobre o Jum Nakao.



Beijos, Mademoiselle Carol

Nenhum comentário: