domingo, 20 de março de 2011

Como cuidar de suas roupas!

Dicas de Ouro;
  • Não deixe a roupa suja no cesto por muito tempo antes de lavar. As sujeiras acabam impregnadas nas fibras do tecido, o que dificulta a lavagem. Além disso, é um ambiente propício para a proliferação de germes.
  • Não coloque roupas úmidas no cesto de roupas sujas antes de lavar.
  • Verifique se existe algum rasgo, costura ou botão solto. Se houver, é aconselhável consertar antes da lavagem evitando assim que o estrago aumente.
  • Desdobre punhos, barras e golas.
  • Esvazie os bolsos, os objetos deixados podem causar manchas, estragar as roupas e até a máquina de lavar.
  • Feche zíperes, pois eles podem prender e rasgar outras roupas. Desabotoe as camisas para a máquina não arrancar os botões.
  • Lave separadamente as peças que soltam felpas.
  • Limpe sempre o filtro da máquina de lavar para tirar os felpos que se acumulam.
  • Tome cuidado para não sobrecarregar a máquina com excesso de roupas numa mesma lavagem.
  • Na separação das roupas para lavagem algumas apresentam sujeiras ou manchas que necessitam de cuidados especiais antes do processo de lavagem habitual como a pré - lavagem ou Molho.


Ordem no armário:
A organização no armário é fundamental para que você aproveite melhor as roupas que tem. Rever o guarda-roupa periodicamente e retirar peças fora de uso aumenta a rotatividade das peças. De quebra, você irá abrir espaço para guardar as últimas peças compradas! Veja alguns cuidados importantes antes de começar a guardar suas roupas no armário. 
  • Antes de tudo: limpando o espaço 
  1. Retire tudo de dentro do guarda-roupa. Use uma flanela úmida para retirar o pó e em seguida passe uma seca. Cera e lustra-móveis não são indicados pois, com a alteração de temperatura, podem colar nas roupas manchando-as.
  2. Aproveite que você terá que ver peça por peça antes de guardá-las novamente e dê adeus às que estiverem em desuso por mais de 2 anos. Se durante todo esse período você não as usou, acredite: não irá vesti-las nunca mais.
  3. Não guarde roupas usadas sem lavar. O suor e a gordura do corpo atraem traças e baratas, além disso, danificam o tecido.
  4. Combate à umidade
  5. Se alguma parede do armário der para a parede do banheiro, a umidade pode alcançar as peças. Isso se resolve colocando isopor entre o armário e a parede ou cobrindo as roupas no cabide com TNT (tecido-não-tecido), típico das embalagens de ternos e presentes. Jamais use plásticos: eles "grudam" nas roupas, pois vedam a passagem do ar, fazendo com que as roupas transpirem.
  6. Sabonetes colocados nas gavetas para perfumar o armário também atraem umidade, pois eles foram feitos para interagir com a água. Aliás, o cheirinho agradável deve vir do amaciante de roupas. Mais um motivo para guardá-las sempre limpas.
  7. Saquinhos de tule com giz (feito à base de cal), pendurados em cabides, ajudam a controlar a umidade. Para quem mora no litoral, é quase obrigatório colocá-los.
  • Traças
  1. Evite traças, cupins e baratas também deixando bem longe qualquer tipo de papel: caixa de sapato e rolinhos de papelão que vem dentro dos sapatos. A boa e velha naftalina, apesar do seu cheiro característico, ainda funciona.
  2. Gavetas forradas com manta acrílica revestida com tecido de algodão
  • Cores 
  1. Roupas de cores vermelha, preta, azul-marinho e branca desbotam conforme a luminosidade. Sacos de algodão e capas de TNT são bastante indicados para proteger as peças. Dica: procure usá-las da mesma cor.  
  2. Para lavar suas roupas, siga as instruções do fabricante.
  3. Tire todas as manchas possíveis antes de guardar a roupa. Atenção às manchas invisíveis. Elas podem oxidar com o tempo e provocar até buracos nos tecidos.
  4. Roupas de cores vivas devem ser guardadas na parte mais escura do armário ou em malas para não sofrerem desbotamento.  
  • Tecidos 
  1. Roupas de praia, meias e cuecas não devem ser lavadas com água quente, porque o calor danifica o elástico tornando a roupa larga e ressecada 
  2. Malhas de tricô, por terem trama delicada, devem ser dobradas e guardadas em saquinhos de TNT. Se você tiver muitas, mas poucos saquinhos para protegê-las, faça uma pilha guardando apenas a primeira e a última. As do meio, automaticamente ficarão protegidas.  


Arrumando o guarda-roupa;
Transforme o guarda roupa no seu aliado do dia-a-dia. A organização do guarda-roupa é uma garantia de que você irá encontrar a peça desejada quando procurar. E, principalmente, que ela vai estar pronta para o uso e não amarrotada. Não importa o tamanho de seu armário. Ele pode ser arrumado com estilo e praticidade:

  1. A primeira coisa a ser feita é procurar por roupas e acessórios que você não use mais. Separe-os para doação, pois eles só ocupam um espaço desnecessário.
  2. As roupas devem ser dispostas de acordo com a estação do ano vigente. Dessa forma, no verão as roupas leves devem ficar em locais de fácil acesso, enquanto as peças quentes podem ser colocadas no maleiro, por exemplo.
  3. Organize as roupas de acordo com as cores e os tipos. Calças devem ficar próximas a calças, shorts juntos de shorts e malhas perto de malhas. Dessa forma, você saberá rapidamente onde encontrar a peça desejada.
  4. Uma dica importante é não colocar duas peças no mesmo cabide, pois pode amarrotá-las. A não ser que o cabide tenha lugar para uma calça e uma blusa, por exemplo.
  5. Se o armário for dividido por mais de uma pessoa, a quantidade de roupas de cada uma deve determinar o tamanho destinado para ambos.
Fonte: Reckitt Benckiser
SAC: 0800 703 0304

Beijos, Mademoiselle Carol

Nenhum comentário: